Para comemorar o dia Mundial do Compositor colocamos algumas dicas que, segundo Anthony Ceseri, colaborador do Somos Música, são primordiais para serem lembradas na hora de enviar sua música para avaliação profissional, especialmente para você que é um novo compositor e deseja fazer sua música ser ouvida pelas pessoas certas.
1. Saiba para quem e por que você está mandando sua música
Isso pode parecer óbvio, mas infelizmente muitos compositores simplesmente disparam sua música como uma metralhadora, para qualquer um que consigam, na esperança de que “alguém importante” vai ouvir o som e trazer eles para a fama. Essa estratégia simplesmente não funciona.
Você está mandando sua música para um supervisor de publicidade ou se trilha sonora, para que ela seja usada num filme ou na TV? Está mandando para uma gravadora, atrás de um contrato? Está mandando para o dono de uma casa de show, querendo que ele te contrate? Ou vai despachar para um crítico, na esperança que ele escreva sobre?
Conheça seu público; fale com eles e diga exatamente o que você quer. Mandar um monte de CDs ou de MP3s com uma mensagem genérica é a coisa mais fácil que você pode fazer, mas não vai te ajudar muito. Você precisa falar diretamente à pessoa para quem está mandando o som, para explicar o que espera dela. Isso vai facilitar e muito que eles te ajudem. Só mandar um link para sua música não basta.
2. Tenha uma apresentação profissional
Outra coisa que soa óbvia, mas infelizmente é muito esquecida. Se você está mandando um e-mail ou carta a alguém na esperança de que eles ouçam sua música, faça-o como se estivesse mandando seu currículo para alguém que pode te dar um emprego. Você não pode faltar com profissionalismo só porque é músico. Apresentações descuidadas ou pouco profissionais não vão fazer de você um músico mais descolado ou bacana nos olhos das pessoas que podem te ajudar a entrar no mercado. Só vai te fazer parecer pouco profissional ou desleixado mesmo, o que vai diminuir suas chances de ser ouvido.
Sabendo disso, não deixe em branco o campo de assunto do e-mail, e muito menos seu conteúdo. Não abuse dos pontos de exclamação ou de outras pontuações. Use um cumprimento adequado para dizer oi e tchau,.Só dizer “dê uma olhada na minha música” não basta.
3. Não mande e-mails que não foram pedidos com MP3
Uma chateação enorme para profissionais da música é receber vários e-mails com MP3 que você não solicitou. Não há jeito mais rápido de lotar a caixa de entrada de alguém do que com anexos pesados.
É claro que se você encontrar o site de uma rádio ou de um supervisor musical que pede para receber novas músicas por MP3, você DEVE mandar sua música por e-mail. Mas na maioria das vezes vão te pedir um link para sua música online, porque é muito mais rápido e fácil ouvir assim.
Colocar o endereço do seu site na assinatura do e-mail é OK, mas você não deve colocar um link para a sua música já no primeiro e-mail –de novo, a não ser que te peçam. É muitas vezes melhor pedir permissão antes de mandar, porque isso vai criar um relacionamento com a pessoa para quem está mandando.
Só um último toque
Se você não tem certeza de como mandar sua música para alguém, bote-se no lugar dessa pessoa. Se você estivesse recebendo dezenas de novas músicas por dia, o que te faria querer parar e ouvir uma? O que te faria querer começar um diálogo com alguém e ouvir seu som?
Quando você começa a pensar como o receptor, e não o destinatário, esses envios ficarão muito mais óbvios para você. Espero que as três dicas que dei aqui te ajudem a começar a pensar desse jeito.