As cores de um projeto representam uma identidade visual para sua empresa e não devem ser escolhidas aleatoriamente. Elas devem transmitir o sentimento correto para que o seu cliente sinta o desejo de utilizar os seus serviços. Essa cor nem sempre é a cor favorita de quem desenvolve sua marca ou a sua cor preferida.
Em uma pesquisa sobre o que mais influencia na escolha de um produto o resultado foi esmagador: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.
No design a cor é uma poderosa ferramenta. Um exemplo é o dourado, que remete a ouro e produtos Premium em vários países, como na Europa. Contudo, no plano internacional as cores podem ter diferentes significados.
A psicologia das cores ajuda a entender o sentimento que cada cor transmite e, ao mesmo tempo, identificar qual cor representará melhor sua empresa. A imagem deve refletir a marca. Ao escolher a cor da sua marca é ideal que você entenda o seu significado psicológico no mundo dos negócios.
Abaixo seguem algumas cores e os tipos de compradores que atraem e para que locais são mais recomendados na América:
» Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.
» Vermelho – Ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.
» Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.
» Laranja – Otimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.
» Amarelo – Estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade.
» Turquesa – Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.
» Roxo – Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.
» Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.
» Dourado – Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.
» Cinzento – Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
» Branco – Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.
» Preto – Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.
É importante ter atenção, pois a cor não é a única que influencia, o design, as palavras e conveniência também induzem o comportamento do consumidor. As palavras são poderosas e podem ser utilizadas para evocar sentimentos. Na pesquisa constatou-se que 60% das pessoas preferem comprar produtos que tenham a palavra “garantia” associada ao produto.
Um exemplo que ajudará a clarear melhor essa ideia: imagine que uma empresa de consultoria realizou uma pesquisa interna, na qual foi comprovado que maior parte das pessoas que frequentam a empresa gostava do laranja, uma cor alegre, forte e vibrante, trazendo à tona o sentimento de criatividade. No entanto, o ramo dessa empresa de consultoria é algo mais formal, intelectual, algo que é mais bem representado pelo azul.
Isso não significa que, por ter a cor azul como parte de sua identidade visual sua empresa não seja alegre e vibrante, mas sim a empresa preza por trabalho sério que envolve muito estudo. Essa escolha de cor facilitará na hora de fidelizar seus clientes e atrair clientes novos, pois através do sentimento que a cor transmite eles serão capazes de analisar que esta é a empresa correta para eles.