Uma nova estratégia para a conquista do cliente no ponto de venda

Uma nova estratégia para a conquista do cliente no ponto de venda

A decisão de escolha de um produto e/ou marca efetiva-se no ponto de venda e esse é um momento importante para concentrar esforços de marketing. Para tanto, é preciso compreender bem como pensa e como agem as pessoas durante o ato de compra em um ponto de venda.

O shopper é a pessoa que realiza uma compra, sendo ela consumidora ou não. Entender como o shopper se comporta na loja, suas atitudes, onde quer investir o seu tempo e gastar sua energia pode ser um guia importante para suportar decisões estratégias.

Podemos entender que o Shopper Marketing seja uma evolução do Trade Marketing. Ele surgiu da necessidade dos profissionais atuantes na cadeia de Promoção e Vendas identificarem e compreenderem o que e como as pessoas pensam e agem no momento da compra como forma de aumentar as vendas no varejo de suas próprias marcas e ainda proporcionar uma experiência de compra mais agradável para o cliente.

De acordo com Simone Terra, “o fato é que o consumidor se relaciona com a marca, estabelecendo ou não vínculos emocionais e o shopper, por sua vez, define, escolhe e interage com a compra. Estas duas partes conceituais fazem parte do indivíduo que somos quando estamos frente à compra, mas, além disso, ainda precisamos levar em consideração que sofremos influências culturais, regionais e da moda, construindo assim nossa identidade.”

Empresas do segmento alimentício, por exemplo, inovaram desenvolvendo áreas de shopper marketing para poder compreender e influenciar o comportamento do consumidor diretamente no PDV. Através da utilização das informações e conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores, aproveitaram a oportunidade para criar ações vantajosas junto aos varejistas, utilizando ações estratégicas focadas no aumento das vendas dos varejistas, de suas marcas e melhorar experiência de compra junto aos shoppers (clientes compradores).

 

 

 

 

2017-12-27T21:26:11+00:0010 outubro,2016|Empreendedorismo, Marketing, Negócios, Videos|16 Comments