O WhatsApp Business: fique por dentro das funcionalidades.

WhatsApp: Construindo para pessoas e agora, também, para empresas.

O WhatsApp Business está em fase de teste e promete revolucionar a maneira como a sua empresa comunica com o seu cliente!

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o WhatsApp todos os dias para se manterem conectadas com suas famílias e amigos e, com o tempo, mais e mais pessoas vêm utilizando o aplicativo para também se comunicarem com empresas das quais elas gostam. Na verdade, muitos contatos deste tipo já estão acontecendo todos os dias; seja através de alguém fazendo um pedido na padaria local ou alguém dando uma olhada na nova coleção de uma loja de roupas. Porém, a forma como isto acontece hoje ainda é bastante rudimentar. Os criadores da plataforma WhatsApp conversaram com usuários, ouviram histórias de lojistas que usam a ferramenta para se manterem em contato com centenas de clientes através de um único aparelho de telefone e também ouviram de pessoas que não têm certeza se uma determinada empresa no WhatsApp é confiável ou não. Por essa razão, a plataforma está testando novas funcionalidades que pretendem resolver alguns destes desafios e facilitar a comunicação entre pessoas e as empresas que elas querem contatar via WhatsApp. A abordagem é simples –  aplicar o que a ferramenta obsorveu ajudando pessoas a se conectarem umas às outras ao cenário onde ajudarão pessoas a se conectarem a empresas que lhes sejam importantes.

Sabendo que empresas têm necessidades diferentes como, por exemplo, o desejo de ter uma presença oficial – um perfil verificado para que pessoas possam diferenciar uma empresa de um usuário comum – e uma maneira mais fácil de responder a um grande volume de mensagens, a plataforma está desenvolvendo e testando novas ferramentas através do aplicativo gratuito WhatsApp Business. Ele será voltado para pequenos negócios e também funcionará como solução empresarial para companhias maiores – operando em grande escala e com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Tais empresas poderão utilizar dessas soluções para fornecerem notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações.

No vídeo acima, você consegue ter uma ideia bem legal de como o WhatsApp Business vai funcionar para as grandes empresas.

A KLM Royal Dutch Airlines já está usando a versão empresarial do WhatsApp. Confirmar reservas de passagens, enviar notificações de check-in, enviar o cartão de embarque ao usuário são apenas alguns dos exemplos de uso da ferramenta.

Observe que as notificações são bem parecidas com o estilo do Facebook Messenger — e, inclusive, levam a entender que a possibilidade de usar robôs também pode surgir no WhatsApp.

Seja alguém se comunicando com uma empresa logo ali na esquina ou localizada no outro lado do mundo, as pessoas esperam que o WhatsApp seja ágil, confiável e seguro. É uma forma excelente para os empreendedores separarem um contato profissional do seu contato pessoal, além de permitir algumas funcionalidades específicas.

Fonte: Android Police

 

Novas funcionalidades do WhatsApp Business

Telefone Fixo

Com o novo serviço, agora será possível cadastrar números fixos das empresas além de poder salvar números fixos de outras empresas/clientes.

Análise de Informações

Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo – bem como similar da forma como funciona atualmente –, como por exemplo: a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e até mesmo lidas na sua conta corporativa.

Fonte: Android Police

 

Perfil da empresa

Como todo usuário, uma conta corporativa também terá um perfil no aplicativo, a diferença é que agora será possível acrescentar diversas informações específicas do seu negócio como, por exemplo: a localização, qual é o tipo de empresa, breve descrição, qual é o site e endereço de e-mail.

Fonte: Android Police

 

Migrar as suas conversas

Esse será um recurso para empresas que já utilizam o Whatsapp como ferramenta de atendimento ao cliente. Será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo.

Respostas Automáticas

Essa talvez seja uma das maiores sacadas do novo aplicativo! Agora, há a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente.

É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.

Fonte: Android Police

 

O que sabemos sobre a seleção de usuários

Até o momento sabemos que esse aplicativo ainda está em fase de teste para alguns usuários. O WhastApp Business foi disponibilizado para alguns “sortudos” na plataforma Google Play e para realizar o download é preciso responder uma pesquisa e informar todos os dados da sua empresa no próprio site do aplicativo e depois baixar a versão de testes do serviço.

Agora, nos resta esperar pelo lançamento oficial do aplicativo. Estamos todos curiosos para usar o poder do WhatsApp de uma maneira ainda mais eficiente nos negócios.

 

 

Fontes: WhatsApp, Android Police, The Sun